Como organizar e conservar os esmaltes

quarta-feira, maio 13, 2015

Vocês já sabem que há algum tempo sou viciada em esmaltes, certo? Essa paixão pelos vidrinhos começou na mesma época em que criei o blog e desde então, não parei mais de comprar! Mas isso se tornou um problema com tempo pela questão de espaço e conservação. A solução? Foi comprar um móvel especialmente para eles... Se você também tem muitos esmaltes e eles estão lhe causando dores de cabeça, fique atenta às essas dicas de como organizar e conservar os seus vidrinhos. 
A bagunça era geral! Eu tinha três caixas para comportá-los e ainda, alguns ficavam soltos na gaveta do meu cantinho. A maioria estava já despigmentando devido a má conservação. Não tinha mais como deixar desse jeito senão ia perdê-los! Dica: Nunca deixe os esmaltes jogados se quiser conservá-los por muito mais tempo.

Nessa caixa, ficavam os esmaltes que eu comprava por último e não tinha onde guardar.
E essa era a menos desorganizada rsrs.

A solução:
A minha decisão para organizar e conservar os meus esmaltes por mais tempo, foi comprar esse criado-mudo com quatro gavetas. Ele é da loja La Petit Maison, de Itapema e eu estou completamente apaixonada! Esse já é o meu desejo mais ou menos dois anos, época que os meus esmaltes começaram a se tornar um problema de espaço. 


Demorei em torno de três horas para organizá-los, pois tem todo um processo pra isso! Separei os esmaltes por marca, quantidade e coleção. Tudo isso exigiu muita paciência, carinho e tempo... Além disso, já aproveitei para fazer algumas técnicas de conservação, além da seleção dos que já não prestavam mais. 

ANTES
 DEPOIS
Esse foi o resultado da organização que demorou três horas! E quase não couberam todos... Acho que já devo me preparar para comprar o próximo criado hahaha. 

Agora, compartilho com vocês algumas dicas para conservar os seus esmaltes no vidrinho, por muito mais tempo.

Bom, como expliquei, guardei os vidrinhos separados por marca e coleção. Como a maioria deles estava jogado e alguns já com a pigmentação quase comprometida pela má conservação, fiz o seguinte: 

1 - Agitei bem;
2 - Limpei a borda do vidro com acetona - É imprescindível fazer isto para que o esmalte dure por mais tempo, pois o acúmulo de resíduos o endurece;
3 - Dissolvi com Óleo de Banana, uma solução especial para amolecer esmaltes;
Essa foi a marca que usei. Se você quer trazer à vida aquele esmalte velho que adora, essa é uma dica infalível. Pingue de oito a 10 gotinhas do solvente e agite bem. O esmalte fica novo em folha... Recuperei alguns! Jamais coloque acetona nos esmaltes para dissolvê-los. 

4 - Deixe os vidrinhos sempre em pé, pois só assim eles se conservam bem e a pigmentação não é prejudicada; 
5 - Mantenha-os sempre bem fechados e na hora de esmaltar evite deixar o vidrinho aberto por muito tempo;
6 - Guarde em lugar fresco e arejado e mantenha-os longe do calor e do sol.

ESMALTE VENCIDO, PODE?
A recomendação é não usar esmaltes vencidos. Mas, essa é uma decisão muito pessoal, na minha opinião. Eu, por exemplo, nessa faxina que fiz me deparei com muitos esmaltes vencidos mas nem por isso vou jogá-los. Tenho carinho por eles. A coleção Impala SPFW (foto) é uma das que me apeguei. Os esmaltes venceram no ano passado, mas continuarão na gaveta! Como disse, é uma escolha pessoal. 

Eu como (quase) colecionadora de esmaltes tenho dó de jogar os vidrinhos vencidos fora. Os sinais indicadores de que a sua vida útil chegou ao fim são, o mau cheiro e a textura muito grossa, aí não tem mais jeito. A despigmentação também pode ocorrer após o vencimento, mas fatores como exposição ao sol, calor e má conservação causam isso até mesmo antes deles vencerem.

E a pergunta que não quer calar: Quantos esmaltes? 358! Bom, na verdade, agora são 361. Sinceramente me decepcionei pois achei que já tinha passado dos 400 pelo menos e, ultimamente, estou bem mais controlada e não compro tanto esmalte quanto antes. Nessa faxina joguei fora pelo menos uns 20, que infelizmente não tinha nem como guardar. Minha meta são 7000 vidrinhos. Haja espaço! Conheça um pouquinho mais do que tem na minha coleção:




Detalhes da organização:
Tive um grande alívio após terminar esse trabalho! Não aguentava mais ver os meus esmaltes jogados e agora, eles têm um lugar todo especial. A organização é algo fundamental para conservá-los por muito mais tempo, além das outras dicas que falei aqui. 

É isso, espero que tenham gostado! Lá no meu instagram (sigam @blogmakeupladies) vocês podem ver mais dos meus esmaltes. Toda semana, posto pelo menos duas cores e marcas diferentes. Beijos e até a próxima!

Sobre a Autora: 
GERUSA FLORENCIO Gerusa Florencio 
Autora do blog, 27 anos
virginiana, estudante de Jornalismo
adora maquiagem, mas sua grande paixão é a moda.
Me siga no Instagram e Facebook

Você também poderá gostar

0 Comentários

Atenção: Seu comentário estará visível após ser aprovado

Curta no Facebook

Receba novidades no seu e-mail

Digite o seu e-mail: