OCTA Fashion apresenta novos talentos da moda catarinense

terça-feira, novembro 27, 2018

Fotos: Pedro Bonacina


O maior desfile de moda de Santa Catarina, que revela uma diversificada vitrine de talentos para o mercado fashion, está chegando! A oitava edição do OCTA Fashion - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas está confirmada para esta quarta-feira, 28 de novembro, com início às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na capital. Na passarela, os 33 alunos que estão na fase final do curso de Moda da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina irão apresentar suas criações inspiradas no tema "Deslocamentos".

O tema do ano extrai a ideia de mudar de posição, ir de um lugar a outro, deslocar-se. Em uma sociedade onde cada vez mais as mudanças acontecem, sejam elas sociais, econômicas ou culturais, a moda acompanha esse ritmo ditando tendências de como se vestir, contextualizadas nessa realidade. Pensando no que pode ser tendência no futuro, a partir da temática "Deslocamentos” os alunos expressaram toda a criatividade nas coleções do OCTA Fashion. Alguns falaram sobre a desconstrução da imagem feminina na sociedade; outros se inspiraram em nomes que fizeram história no Brasil; uns abusaram do deslocamento geográfico, contemplando as condições climáticas; e teve também quem aproveitou as diferenças étnicas para criar moda. 


O que o público pode esperar

A formanda Lísia Bragado apresenta a coleção “Adylis”, que trata sobre a desordem de pensamentos imposta pela sociedade nas mulheres. Para materializar o desconforto que há em ser mulher, a criação traz peças desconstruídas da alfaiataria em formas amplas, combinando tecidos e texturas distintos. “A ideia foi exibir uma estética visual de estranhamento, tal qual é a sensação do questionamento sobre as reais vontades femininas. O ponto de partida da coleção foi o uso de elementos da camisa social, peça característica do guarda-roupa masculino, propondo uma reflexão acerca do vestir forçado à mulher”, destaca Lísia.
Conforme o próprio nome já diz, o OCTA leva para a sociedade tendências antecipadas da moda, isso porque os alunos trabalham com muita pesquisa antes mesmo de pensar na criação das peças. Segundo a professora Amanda Queiroz Campos, que está à frente desta edição, é nas pesquisas que surgem as primeiras ideias. "São muitos meses de trabalho, que incluem pesquisas culturais, de materiais, modelagens, desenhos e então a confecção das peças. Cada aluno criou três looks, que serão mostrados na passarela no dia do evento. Não somente as coleções desfiladas, bem como boa parte da organização do evento é de responsabilidade dos alunos. As práticas variadas possibilitam um preparo muito mais holístico para o mercado de trabalho no amplo setor da moda”, destaca Amanda.
Vitrine para talentos
O evento comprova a diversidade de novos talentos que estão surgindo. Lui Larocheski, de 28 anos, apresentou no OCTA Fashion 2014 a coleção ''Makumba'', na qual, inspirado na transgressora obra Parangolés, do artista Hélio Oiticica, apresentou uma moda masculina vanguardista, que o impulsionou no mundo fashion. A partir dali, Lui conquistou o primeiro lugar do prêmio Designer Award em Viena, na Áustria, pelo voto popular; e não parou mais. Com a própria marca, foi ao MQ Vienna Fashion Week, na Áustria. "Essa experiência foi a mais interessante, pois o convite para o desfile fazia parte da minha residência artística no Museums Quartier. Na ocasião, morei por um mês nas dependências de um dos principais museus da Áustria, onde tive o contato com artistas de outras áreas e com toda a atmosfera cultural da cidade", destaca Lui.
Sobre o OCTA Fashion, ele diz que sem dúvida foi o marco zero de sua carreira. "O OCTA foi muito importante, me revelou para o mundo. Na passarela do OCTA pude mostrar toda minha capacidade técnica e criativa. É um laboratório experimental, onde o estudante/formando pode mostrar que está pronto para o mercado e ao mesmo tempo revolucionar, mostrar toda a sua capacidade, ousar. Depois o mercado vai polindo o profissional, então a oportunidade é única, tanto para quem faz como para quem assiste", completa Lui.

O OCTA Fashion acontece amanhã (28), quarta-feira, às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras - Floripa. Ficou interessado? A entrada é gratuita! Basta retirar o convite no departamento de moda da UDESC.

Você também poderá gostar

0 Comentários

Curta no Facebook

Receba novidades no seu e-mail

Digite o seu e-mail: