ONDM 2º Dia - Reflexão sobre o Mercado da Moda

quarta-feira, novembro 16, 2016

Público ONDM. Foto: Helena Maycot


Olá, pessoal, tudo bem? Como vocês sabem, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, aconteceu a segunda edição da Conferência ONDM - O Negócio da Moda. O evento que é um dos maiores na região sobre o setor, trouxe grandes nomes nacionais para o palco do Maria's Shows e Eventos. Mercado, indústria, marketing, empreendedorismo, inovação e criatividade nortearam os debates. Eu estive no evento nos dias 8 e 9 e vou contar a vocês como foi. Dividirei este post em dois para a leitura ficar mais dinâmica.
Dia 8 
No segundo dia da ONDM, a palestra mais esperada era a do diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, com o tema "O Negócio da Moda". Na ocasião, ele falou sobre o conceito da última edição de desfiles da SPFW N42 Trans, que faz referência à um momento de transição, onde se quebram preconceitos, limites, regras, além de remover o engessamento que há na moda. "Nós vivemos uma crise não só na moda, mas no mundo, em que os padrões e as regras já não valem mais. Acredito que estamos vivendo na era mais conservadora dos últimos 50 anos", relatou. Por isso, o momento é TRANS.
Seguindo essa linha de reflexão, Paulo tem toda a razão em dizer que vivemos em uma era conservadora, podemos perceber isso pelos haters na internet. São tantos comentários misóginos, acredito que nunca vi tanto discurso de ódio e tanto preconceito. Isso reflete o momento, e a moda tem o papel social de contribuir para que as mudanças aconteçam.

Moda e Consumo 
Além da crise da moda, Paulo Borges também falou sobre o consumo. Nós estamos em um momento de completa consciência e reflexão sobre a nossa maneira de consumir. Exemplo disto, são algumas marcas que subiram na passarela do SPFW, como a À La Garçonne, comandada pelo estilista Alexandre Herchcovitch, que é totalmente upcycling, ou seja, reutiliza tecidos e outros materiais para a construção das suas roupas. 
À La Garçonne SPFW N42 / Agência Fotosite

A SPFW foi a primeira semana de moda do mundo a adotar o sistema See Now Buy Now. Para quem ainda não conhece, nesse modelo as peças são imediatamente vendidas após os desfiles, e isso geralmente acontece na passarela mesmo. 
Diante dessa questão, me surgiu uma dúvida, e quando abriram perguntas do público perguntei o seguinte: "Estamos em um momento de reflexão sobre o consumo, de desaceleração. Como o See Now Buy Now afeta esse processo?". Esta foi a resposta dele: "O See Now Buy Now, não tem a ver com o consumo e sim com a forma, quisemos apenas realizar o desejo que os desfiles propõem". Entendi a proposta adotada pelo SPFW, mas minha opinião (é só opinião, não estou certa e nem errada) é que esta forma estimula o consumo. Se isso é bom ou ruim, ainda não podemos dizer, mas sem dúvida foi uma grande sacada para driblar a crise. 
Depois da palestra, Paulo foi bem solícito e todos puderam tirar fotos e conversar um pouquinho com ele. No ano passado eu tive a honra de entrevistá-lo para o meu TCC. Assista o vídeo aqui

Ainda no primeiro dia, tive o imenso prazer de conhecer a Flávia Desgranges, idealizadora do blog FashionCoolture. Batemos o maior papo e em breve tem uma entrevista com ela aqui no blog. 
Na foto, a queridíssima Ariadne, do Blog Par de Vaso, a Luan Pacheco, amiga que me acompanhou nesses dois dias, eu e a Flávia.
E por fim, o look que usei no segundo dia. Apostei em uma saia midi com fenda e cropped. 

O segundo dia do ONDM trouxe uma bela reflexão sobre o mercado. Toda a programação contou com painéis voltados para marketing e negócios. Acompanhem no próximo post como foi o terceiro e último dia do ONDM.

Beijos!

Você também poderá gostar

0 Comentários